A análise de investimentos é uma área de finanças corporativas conhecida também pelo termo “orçamento de capital”. Consiste em avaliar e selecionar projetos de investimento de longo prazo, buscando aqueles projetos que possam agregar valor para a empresa.
Por tratar normalmente de projetos com longo prazo de maturação, a análise de investimentos subentende a necessidade de um investimento inicial considerável e o retorno dele em um prazo superior a um ano.
Projeção de fluxo de caixa na análise de investimentos
Como em qualquer processo de orçamento financeiro, a análise de projetos de investimento pressupõe a projeção de fluxos futuros de caixa.
O passo seguinte consiste em descontar os fluxos futuros de caixa levando-se em conta o custo de capital associado ao projeto analisado. São exemplos de projetos de investimento de longo prazo: compra de novas máquinas ou equipamentos, substituição do ativo permanente, lançamento de uma nova campanha publicitária, investimentos em informática, construção de uma nova fábrica, lançamento de um novo produto, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, redução de custos (desinvestimento) e aquisição de outra companhia.
Projetos independentes, mutuamente excludentes e complementares
Dois ou mais projetos de investimento podem apresentar três diferentes relações entre si. Podem ser projetos independentes, projetos mutuamente excludentes e projetos complementares.
Projetos independentes apresentam objetivos distintos e a aceitação de um projeto não interfere na implementação de outros (é possível realizar investimentos nos projetos independentes A e B e C).
Projetos mutuamente excludentes possuem o mesmo objetivo e competem entre si; a aceitação de um dos projetos elimina o investimento nos demais (deve-se escolher entre os projetos A ou B ou C).
Dois projetos são complementares quando a aceitação de um dos projetos depende da aprovação de outro(s).
Técnicas para avaliara um investimento
As técnicas de análise utilizadas para avaliar a viabilidade dos projetos de investimento têm como objetivo básico determinar se o projeío em questão deve ou não ser empreendido.

As principais técnicas de análise de projetos são o tempo de recuperação do capital (conhecido também como payback), o valor presente líquido (VPL} e a taxa interna de retorno (TIR).
Para que as técnicas de análise acima possam ser implementadas, é necessário antes elaborar o orçamento do projeto.
O orçamento consiste nas projeções do investimento inicial a ser realizado no projeto, os fluxos futuros de caixa operacionais previstos e o fluxo de caixa residual (quando existe uma entrada de caixa oriunda da liquidação do projeto).