Análise de investimentos – Dicionário de Negócios

A análise de investimentos  é uma área de finan­ças corporativas conhecida também pelo termo “or­çamento de capital”. Consiste em avaliar e selecionar projetos de investimento de longo prazo, buscando aqueles projetos que possam agregar valor para a em­presa.

Por tratar normalmente de projetos com lon­go prazo de maturação, a análise de investimentos subentende a necessidade de um investimento inicial considerável e o retorno dele em um prazo superior a um ano.

Projeção de fluxo de caixa na análise de investimentos

Como em qualquer processo de orçamento financeiro, a análise de projetos de investimento pres­supõe a projeção de fluxos futuros de caixa.

O passo seguinte consiste em descontar os fluxos futuros de caixa levando-se em conta o custo de capital associa­do ao projeto analisado. São exemplos de projetos de investimento de longo prazo: compra de novas má­quinas ou equipamentos, substituição do ativo permanente, lançamento de uma nova campanha publi­citária, investimentos em informática, construção de uma nova fábrica, lançamento de um novo produto, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, redu­ção de custos (desinvestimento) e aquisição de ou­tra companhia.



Projetos independentes, mutua­mente excludentes e complementares

Dois ou mais projetos de investimento podem apresentar três diferentes relações entre si. Podem ser projetos independentes, projetos mutua­mente excludentes e projetos complementares.

Projetos independentes apresentam objetivos distintos e a aceitação de um projeto não interfere na imple­mentação de outros (é possível realizar investimen­tos nos projetos independentes A e B e C).

Projetos mutuamente excludentes possuem o mesmo objetivo e competem entre si; a aceitação de um dos proje­tos elimina o investimento nos demais (deve-se escolher entre os projetos A ou B ou C).

Dois projetos são complementares quando a aceitação de um dos projetos depende da aprovação de outro(s).

 

Técnicas para avaliara um investimento

As técnicas de análise utilizadas para ava­liar a viabilidade dos projetos de investimento têm como objetivo básico determinar se o projeío em questão deve ou não ser empreendido.

quado mostrando várias técnicas de análise de investimentos
São usadas várias técnicas para análise de investimentos com destaque para a TIR e VPL

As principais técnicas de análise de projetos são o tempo de re­cuperação do capital (conhecido também como payback), o valor presente líquido (VPL} e a taxa in­terna de retorno (TIR).



Para que as técnicas de análise acima possam ser implementadas, é necessário antes elaborar o orçamento do projeto.

O orçamento consiste nas projeções do investimento inicial a ser realizado no projeto, os fluxos futuros de caixa operacionais previstos e o fluxo de caixa residual (quando existe uma entrada de caixa oriunda da liquidação do projeto).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.