A palavra arbitragem tem dois significados em termos de negócios
-
arbitragem como julgamento de um conflito;
-
arbitragem como atividade do mercado financeiro e de commodities;
Arbitragem como julgamento de um conflito
Solução das diferenças entre as partes litigantes é dada por uma pessoa (árbitro ou juiz) individual ou coletivamente. O fundamento da arbitragem é a confiança que as partes em litígio depositam no árbitro, e o resultado da arbitragem não é passível de recurso.
Arbitragem como atividade do mercado financeiro e de commodities
Consiste em comprar mercadorias —mas especialmente moeda estrangeira—numa praça e vendê-la em outra por preço maior. Tal atividade tende a igualar o preço nas duas praças em questão, exercendo assim uma função reguladora e estabilizadora nos mercados.
Isso ocorre porque o aumento da demanda de uma mercadoria ou de uma moeda numa praça onde o preço é mais baixo faz com que este aumente, ocorrendo o inverso na praça onde o preço é mais elevado.
No Brasil, a arbitragem é predominantemente cambial: os bancos que operam com moeda estrangeira possuem arbitradores que se encarregam de trocar, nas praças internacionais, de uma para outra moeda estrangeira as disponibilidades de divisas que possuem, assim se precavendo contra possíveis quedas e/ou auferindo lucros com a operação.
A prática de arbitragem é comum no mercado de títulos, ações, metais preciosos e commodities corno trigo, café, soja e outras.