Que o brasileiro gosta de acessar a Internet para entrar em redes sociais ou ficar batendo papo via MSN isso nem se discute. Na verdade, a maior tempo gasto em internet pelos brasileiros é dedicado exatamente a isso.
O problema é que muitos funcionários esquecem o trabalho e gastam horas e horas navegando pelo Orkut e MSN. É claro que isso gera uma queda na produtividade e paralelamente na qualidade do serviço.
Aí, o chefe, conversa com o pessoal do Departamento de Informática e pergunta se existe alguma forma de bloquear o acesso a esses sites. É claro que existe e o pessoal da Informática faz isso rapidinho.
No entanto, algum funcionário “mais esperto” (ou seria mais morcego…) descobre que existem várias formas de burlar um bloqueio ao Orkut e ao MSN.
Burlando o bloqueio do Orkut
Através do site Ibypass é possível acessar o Orkut e MSN e qualquer outro endereço por ventura bloqueado. O Ibypass burla o bloqueio porque acessa os sites através da sua própria URL, enganando o firewall. Ou seja, se não bloquear o Ibypass seus funcionários vão continuar batendo papo ao invés de trabalhar…
Repara que a URL (endereço) não tem nada a ver com o Orkut mas o acesso é o mesmo.
Burlando o bloqueio do MSN
Esse é mais fácil ainda e graças a… Microsoft !
Numa tentativa de aumentar o número de usuários, a Microsoft desenvolveu APIs que permitem a qualquer dono de site com um pouco de programação incorporar uma versão do MSN em seu próprio site, sem precisar instalar programa nenhum no computador.
Mais uma vez como a URL será do site com o MSN incorporado, burla-se o bloqueio ao MSN
Apenas para exemplificar dê uma olhada no Ebuddy
E acredite, existem centenas de sites nacionais e estrangeiros com o MSN incorporado.