Calculadora financeira, qual escolher: HP 12C, HP 10bII, HP 17 BII, Casio FC-100, etc

Em vários artigos anteriores analisamos os modelos de calculadora financeira mais encontradas no mercado brasileiro. Também analisamos a adequação de uso de cada uma delas para uma pessoa que apenas pretende passar em matemática financeira, não seguir uma carreira na área e pagar o menor preço possível.

Iremos abaixo fazer um quadro resumo para facilitar a decisão de qual calculadora financeira comprar.

No momento, o local mais barato para comprar calculadoras financeiras é na Amazon pois lá você consegue comprá-las direto dos fabricantes, o que já barateia o custo, além de ter ofertas de usadas de outros vendedores..

Também disponibilizamos as versões on-line da HP 12C Gold e HP 12C Platinum para você testá-las e ver sua adaptação a elas. A HP 12C é o clássico das calculadoras financeiras. As versões online tem os mesmos recursos e fazem as mesmas operações do que as versões físicas

 

Se você apenas pretende passar em matemática financeira, não quer gastar muito, nunca mais quer ouvir falar desse assunto infernal e na sua faculdade estuda apenas o básico, a melhor calculadora financeira para você é a:

Obs.: a calcula financeira acima, embora tenha um custo relativo baixo, apresenta as mesmas funções da HP12C

Se você não vai mais querer saber de matemática financeira mas é bom ter um calculadora financeira com recursos, pois, sabe como é, nunca se sabe

Obs.: as calculadoras financeiras acima tem recursos para calcular Valor Presente Líquido (VPL_ e Taxa interna de retorno (TIR)

Se você gostou de matemática financeira e pretende seguir carreira na área


Obs.: as calculadoras financeiras acima tem recursos suficientes para resolver todos os problemas financeiros

foto da calculadora financeira hp12c
A calculadora financeira HP12C é clássica. Hoje existem opções mais baratas e com recursos superiores. Mesmo assim ela continua dando conta do trabalho

Calculadoras que não recomendamos para compra por não ter uma boa relação custo benefício

15 comentários em “Calculadora financeira, qual escolher: HP 12C, HP 10bII, HP 17 BII, Casio FC-100, etc”

  1. Faltou a HP 20b. Acho que é a melhor: 03 formas de entrada de dados (RPN, algébrico, cadeia); 250 funções. Para análise de projetos, por exemplo, há funções de cálculo do payback. E acho que é a mais rápida nos cálculos.

  2. HP 12c (Platinum e Prestige) por mais cuidado que você tenha, uma hora ela quebrará do nada! Já fui o 3° a vivenciar isso! Telhas horríveis e tem hora que falha o digito da platinum, feito de plástico, já a Gold é de borracha. A própria HP não confia nessa calculadora (platinum / prestige) devido ao tempo de garantia! Não recomendo, a melhor entre as 12c é a Gold sem dúvidas! A 20b é show!

  3. A 17bll+ é a top de todas as financeiras que conheci..Show de bola…faz tudo e mais um pouco! Deixa a 12c no museu!

    Fantastica!

  4. Comprei uma 17bll+, mas estava na dúvida se trocava pela 12C ou se ficava com ela, pq nem o professor nunca tinha operado uma dessa. Agora com a ajuda de vocês decidi e vou ficar com ela, ainda mais com este comentário do Lúcio. Vou abrir a embalagem dela hoje mesmo e dar uma lida no manual dela. Valeu.

  5. Trabalho no setor financeiro. O bom da 12C é que todo mundo tem uma, mas uso a 17bii há mais de 10 anos e, realmente, deixa a 12C no museu. É muito mais rápida e tem a função solver, através da qual você monta equaçōes conforme sua necessidade e as tem sempre à mão.

  6. Vou iniciar ciências contàbeis agora em fevereiro de 2013,quero saber qual a melhor calculadora para quem vai iniciar o curso,ou uma que eu use bastante tempo ao longo do curso…

  7. MARIO DIONEL

    A melhor calculadora financeira é, sem dúvida, a HP 17BII+. Já tive diversas HP 12C, 19B, e por último essa 17BII+. Completa, voce ainda pode criar suas próprias equações, inclusive aquelas que seu professor vai pedir na prova (rsrs).

  8. Quando iniciei a faculdade (2001) o professor indicou a 17B (não lembro se era a BII) e a 19BII.
    Comprei a 19 e não me arrependi. Mas quem comprou a 17 também nunca reclamou.
    Fora que HP é show. O modelo 19 tinha a tampa do compartimento de bateria na lateral e devido a pressão da mola (nas baterias) muitas quebraram. Foi só ligar na HP que mandaram uma nova, com novo modelo do compartimento, nota fiscal e mais um ano de garantia. Nem pediram a nota da antiga!
    Entrei nesse fórum porque quero comprar uma de presente e já optei pela 17!

  9. MARIO DIONEL

    Pena que agora tudo vem da China, e não sei se mantém a qualidade de antigamente, mas enquanto não inventarem algo melhor na área financeira, fico com a 17BII+

  10. MARIO DIONEL

    Sr. Marcos, só complementando, voce pode baixar o manual da 17B na net(site da HP) antes mesmo da compra e lá voce vê todas as possibilidades da dita cuja.

  11. Olá! Muito legal a matéria e o comparativo. Estive olhando o mercado livre e há ótimos preços…
    Minha dúvida, há a possibilidade de falsificação?

  12. Recomendo a Casio FC-200V, tem muito mais funções que a HP 12C entre elas a função “Solve” que é fantástica e calcula Ponto de Equilíbrio, sendo que nem a HP 17bll + tem a função de calculo de Ponto de Equilíbrio, além disso a Casio é bem mais rápida que a HP 12 C.

  13. Parabéns pelo artigo! Comprei um HP 12C Platinum faz 10 meses, com 3 anos de garantia. Estou super contente com ela. Já tinha ela num aplicativo Android, mas fazendo faculdade EAD, esta HP 12C, é a única permitida nas provas presencias. Apesar da HP 17bII+ ser melhor, não pode ser levada nas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *