Camadas de armazenamento em uma tiered storage

Tecnologias de armazenamento como flash, disco e fita têm características diferentes. Velocidade de acesso, capacidade, longevidade, partes móveis, consumo de eletricidade e os custos são características comuns para descrever e comparar storages.

Dentro de uma tiered storage é necessário definir as características de cada camada (tier). Critérios de classificação são a velocidade e capacidade com um custo médio por gigabyte armazenado. Uma vez que o armazenamento é dividido em camadas (tiers), em seguida os dados podem ser atribuídos a eles.

Storage flash de alta performance

O meio de armazenamento mais rápido e mais caro (baseado em custo por TBytes) é o armazenamento flash. Flash é uma memória não-volátil utilizada para armazenar pequenas quantidades de dados, mas é extremamente rápido para acessar, e requer menos energia. Pen drives e discos de estado sólido (SSDs) são exemplos da tecnologia flash. Uma storage flash é extremamente rápida, mas é muito cara para ser adotada como única camada de armazenamento para uma organização. Esse tipo de storage é adequada para os dados mais críticos, altamente utilizados em operações de I/O que correspondem, em média, a 3-5 % do total de armazenamento.Também é um método barato de alcançar alto desempenho quando se considera o custo por I/O Operations Per Second (IOPS).

clip_image002
 

Discos de alta performance

Discos de alta performance são rápidos e oferecem muito mais capacidade que os flash. O disco mais rápido disponível é configurado em RAID para prover alta performance, e pode ser instalado externamente ao servidor ou através de uma storage SAN compartilhada usando o protocolo de alto desempenho Fibre Channel (FC) junto de uma matriz de armazenamento.

Quando os dados superam a capacidade do storage flash, eles ainda precisam ser acessados com freqüência, mas não tão freqüentemente quanto antes. Um disco de alta performance é o nível correto para dados de missão crítica que requerem acesso rápido, mas seu volume excedeu a capacidade de armazenamento do storage flash. Em média, o disco de alta performance é responsável por 10 a 20 % do storage e pode ser feito através de uma matriz Fibre Channel ou uma configuração unificada de armazenamento de alta performance

Discos de alta capacidade

Um disco com velocidades de acesso mais lento, talvez usando uma configuração RAID que promova mais capacidade do que velocidade, é usado para um nível secundário de storage. Este armazenamento não é tão rápido quanto o feito em uma storage flash ou disco de alta performance, mas tem maior capacidade e é menos caro por TBytes de capacidade. Serial Attached SCSI (SAS) e Serial tecnologia avançada Attachment (SATA) são exemplos de discos de baixo desempenho e alta capacidade.

Storage de longo prazo

Armazenamento em fita é ideal para armazenamento de longo prazo. Embora tenha a menor velocidade de acesso das camadas de armazenamento, a fita também tem a maior capacidade e menor custo de operação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.