A Internet traz inúmeras oportunidades para que as empresas comuniquem-se com seu público. E uma dessas oportunidades mais eficientes é através da criação de um blog empresarial.
Se bem feito, essa é uma ótima estratégia de marketing e com um custo abaixo de muitas outras opções.
Para que a criação de um blog empresarial traga resultados é preciso considerar alguns pontos no início:
Sobre o que será o blog empresarial
Notícias e releases
Aquela área "notícias" no menu do site das empresas está cada vez mais perdendo a importância. Mesmo assim, em alguns casos, ter um espaço para divulgar releases e publicar informações exclusivas ou relevantes pode ser necessário. Um blog bem feito pode tornar esta área num atrativo.
Referência em algum assunto
Se a empresa tem bons profissionais e quer torná-la uma referência em determinada área, um blog talvez seja uma boa solução. Muito mais barato e, a médio prazo, muito mais abrangente do que um artigo publicado numa revista semanal. Ter um blog para publicação de artigos, apresentações e reflexões produzidas pelos colaboradores certamente trará bons resultados.
Inovações e tendências
No dia em que a empresa estiver pronta para ditar tendências e implantar inovações no mercado, o blog corporativo pode ser uma boa plataforma de testes. A divulgação de etapas de um processo, o compartilhamento de uma determinada dificuldade num projeto pode gerar excelentes resultados se publicados num blog. Basta saber cultivar e gerenciar a comunidade em volta dele e de sua marca.
A gestão do blog empresarial
Nesse ponto as mesmas técnicas aplicadas a qualquer blog também são usadas no blog empresarial.
Links com outros blogs
Procure todos os blogs que falam sobre a empresa, a marca ou sobre os assuntos relacionados aos que a empresa pretende publicar. Deixe comentários, inclua tantos links quanto forem possíveis e faça referências aos conteúdos deles em seu blog. Responda aos comentários e faça referência a alguns comentários em seus posts.
Atualizações frequentes do blog empresarial
O blog não precisa ser atualizado todo dia mas ter uma frequência pré-definida é fundamental. Não só um usuário não gosta de acessar não atualizado como também os mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing também não. E se esses últimos “não gostarem” do blog da empresa, dificilmente ele será bem classificado na busca e uma boa parte do objetivo inicial, comunicar-se com o público, será perdida.
Português correto e posts não muito extensos
Tudo que for colocado no blog empresarial tem que ser escrito de maneira objetiva, direta, em português claro ou inglês, se o público for globalizado. O tamanho do texto deve variar de acordo com o público, mas o ideal é seja mais curto, chegando, no máximo, a 25 ou 30 linhas.
Integre o blog empresarial com redes sociais
Promova o blog em outras redes, que são a porta de entrada para um mundo com milhões de consumidores. São a vitrine perfeita para o blog empresarial. Integre a publicação dos seus posts com o Twitter e seja ativo nas comunidades relevantes do Orkut.
Se você usar o WordPress para publicar o blog empresarial existem vários plugins bem simples de serem instalados para isso.
Identidade visual é fundamental no blog empresarial
Utilize um design simples, funcional e atrativo, visualmente agradável, que revele uma personalidade própria. Destaque a sua marca quando puder. O blog tem que atender e inspirar o visitante que vem em busca de uma determinada informação, para que ele retorne.
SEO é importante para um blog empresarial
Você não precisa se tornar um expert em SEO mas o administrador do blog deve ter um bom conhecimento de técnicas que ajudam a colocar seu blog com um bom posicionamento na pesquisa dos mecanismos de busca.
Muitas vezes é importante alterar títulos para isso e o administrador deve ter verificar se tudo o que foi publicado segue as melhores recomendações de SEO