Dedicated server, confira preços antes de contratar

Um dedicated server (“servidor dedicado”) é um tipo de hospedagem de internet onde uma organização aluga um servidor inteiro e não o compartilha com ninguém. O dedicated server atende melhor as necessidades de uma grande organização por que ela pode configurar o hardware e o software para atender exatamente as suas necessidades. O acesso aos dados é mais rápido e picos de tráfego são mais facilmente gerenciáveis.

Em geral um dedicated server é vendido com um bom suporte pela empresa de web hosting. A empresa vai trabalhar com o cliente para que o dedicated server atenda todas as necessidades do cliente.

Sites pessoais ou de pequenas organizações, sem volume significativo de tráfego, ou que não são usados para e-commerce em geral não precisam de dedicated servers e podem obter uma melhor relação custo-benefício quando hospedados em hospedagens compartilhadas.

Vantagens de um dedicated server

Um dedicated server apresenta várias vantagens sobre as hospedagens compartilhadas.

  • flexibilidade: como a organização tem controle pleno sobre o dedicated server, ela pode configurar o servidor para atender todas as suas necessidades, instalando os programas que quiser;
  • vários domínios no dedicated server: nNo caso da organização ter muitas divisões ou negócios variados usar um dedicated server costuma ter uma relação custo benefício melhor do que cada divisão ou negócio contratar hospedagem individualmente em empresas de web hosting. Supondo, por exemplo, um banco de investimento, com participação em várias empresas, ao invés de cada empresa do banco contratar uma hospedagem individual, o banco pode contratar um dedicated server e hospedar os sites das suas empresas nele. A configuração do dedicated server é uma só, o que simplifica a administração e o suporte que seriam necessários para cada empresa ter seu site hospedado em diferentes empresas de web hosting;
  • alugue de espaço: embora esteja se tornando cada vez menos comum, no caso de uma organização contratar um dedicated server e não precisar de todo o espaço em disco e banda de transferência, ela pode alugar esse espaço e banda no seu dedicated server para outras organizações. Hoje isso está ficando cada vez menos comum pois existem inúmeras possibilidades de configuração de dedicated server e uma empresa não precisa pagar mais por recursos que não vai usar;
  • esrabilidade: outra vantagem de um dedicated server sobre as hospedagens compartilhadas é a estabilidade. Como a empresa tem um controle maior sobre o servidor, ela pode configurá-lo para evitar o menor tempo possível de down time;
  • segurança: a segurança de um dedicated server também é muito maior em comparação as hospedagens compartilhadas pois a empresa sabe exatamente quais softwares foram instalados, que scripts rodam no servidor, etc.

Essas são as principais vantagens de um dedicated server sobre as hospedagem compartilhadas.

Diferença de um dedicated server para o colocation

Embora tanto os dedicated servers quanto os em colocation sejam hospedados em data centers, com fontes redundantes de energia e ar condicionado, no colocation o servidor pertence a organização e apenas é colocado (“colocation”) no data center podendo ou não ter suporte da empresa de hospedagem. Já o dedicated server pertence à empresa de hospedagem, que pode ou não oferecer suporte.

Diferença de um dedicated server para um VPS (virtual private server)

O VPS (vitual private server) é o meio termo entre um dedicated server e uma hospedagem compartilhada, permitindo o mesmo controle de um dedicated server com um custo bem menor.

No VPS são criadas máquinas virtuais com programas específicos para isso. Cada uma dessas máquinas virtuais roda como um servidor individual permitindo o mesmo tipo de administração.

O VPS é uma solução muito mais barata que os dedicated servers para pessoas ou empresas com necessidades específicas que não podem ser atendidas por uma hospedagem comum. Por exemplo executar alguma tarefa no servidor que utilize excessivamente os recursos dele, como memória ou processador, prejudicando outros clientes. Com um VPS o cliente tem uma parcela da memória, processador e demais recursos dedicados apenas para si podendo fazer uso destes recurso da forma que achar melhor.

Para dar uma noção de preços vamos usar a Hostgator muito conhecido nos Estado Unidos pela qualidade do serviços e começando a operar agora no Brasil.

Uma hospedagem compartilhada na Hostgator custa

Já um dedicated server custa

E um servidor VPS (não comercializado pela Hostgator no Brasil) custa

Algumas empresas criaram denominações diferentes para o VPS, como a Locaweb, que o chama de Cloud Server

O que levar em conta ao contratar um dedicated server

Fatores chaves para a contratação de um dedicated server são a largura de banda e o espaço em disco além de ter ou não suporte pela empresa de hospedagem.

Não existe padrão entre as empresas de hospedagem. É necessário conhecer seu tráfego antes de contratar um dedicated server.

Como muitas dos problemas nos servidores ocorrem por uma má administração é recomendável que seja contratado o serviço de administração da empresa de hospedagem, com tempos de up time especificados em contrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.