Email marketing X newsletter

Até pela facilidade e acessibilidade, ocorre muitas vezes a confusão na estratégia de uso entre o email maketing e a newletter, o que pode acabar gerando insatisfação entre os clientes e uma grande quantidade de opt-outs.

O e-mail marketing tem como objetivo a venda de um produto ou serviço, um prazo de “duração” relativamente curto e prima pela objetividade pois seu foco é criar necessidade no cliente para fazer a aquisição.

Já a newsletter tem como objetivo principal a retenção do cliente através de informações relevantes. Tem prazo de “duração” muito superior ao do email marketing e seu foco é fortalecer o relacionamento com o cliente.

Na prática, se pudéssemos ser tão objetivos, o e-mail marketing quer dizer “compre” enquanto a newsletter diz “eu ainda existo”.

O grande problema atual é a confusão que os profissionais de marketing fazem entre uma e outra ferramenta, gerando clientes insatisfeitos e pouco retorno no resultado. Ao assinar uma newletter, o cliente quer receber notícias e gera esta expectativa. Se receber email marketing de promoções sem a sua permissão perde a confiança na empresa.

O segredo para evitar tal confusão é o cuidado quando o cliente se inscreve no site da empresa. É fundamental que esteja claro para ele o que irá receber: email marketing ou/e newsletter. Procure também, principalmente no caso de e-mail marketing, criar um double opt-in, de modo que o cliente confirme duas vezes que quer receber mesmo email marketing e não fez confusão com newletter.

Confundir email marketing com newsletter gera insatisfação no cliente e perda de confiança na empresa

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