Excelentes programas grátis e open source para sua empresa

Quase todo empresário que está começando um empresa tem problemas de caixa, ou popularmente falta de dinheiro. Como os computadores são quase essenciais em uma empresa, atualmente, uma grande fonte de gasto para o empresário iniciante acaba sendo a compra de software.

Alguns anos atrás não havia solução: era ajudar o Bill Gates a se tornar o homem mais rico do mundo comprando programas da Microsoft ou então partir para a pirataria e, se e quando pego, poder ser obrigado a pagar uma multa de até 3.000 vezes o valor do programa.

Felizmente hoje já existem soluções grátis para a maioria dos programas que uma empresa pode precisar. Nem sequer o Windows é mais uma “necessidade”.

Sistema operacional grátis (ou open source): Ubunto

Se o seu computador não veio com o Windows ou você quer atualizá-lo, comprar uma versão oficial do Windows custará pelo menos uns R$ 390,00. Para uma empresa iniciante pode ser um gasto alto.

Mas existe uma solução Linux muita boa para substituir o Windows, parecida com ele, mais rápida e sem grandes problemas com vírus: o Ubunto

O Ubunto é a versão do Linux mais próxima do Windows e por isso a preferida para substituí-lo nas empresas. E se você quiser testar, não precisa nem instalar pois ele pode rodar a partir de um CD/ DVD

O Office grátis: o BrOffice

Sua empresa não pode ficar sem programas o Word, o Excel e o Powerpoint? Provavelmente não. Mas você pode fazer as mesmas coisas que fazia com eles (talvez até mais) usando uma versão Open Source, grátis deles, o BrOffice.

O BrOffice é muito semelhante ao Office 2003, permite que você abra e salve documentos nesses formatos e vem sendo paulatinamente adotado pelas grandes empresas e organizações que não querem ser mais “assaltadas” ao comprar o Office 2007 ou 2010.

Literalmente todos os programas Office tem substitutos gratuitos no BrOffice.

Uma outra possibilidade é usar o Google Docs, uma versão do Office pela Internet do Google inteiramente grátis, com grande facilidade para compartilhar documentos entre usuários. Para usá-lo basta apenas ter uma conta do Google, o que também é grátis.

E-mail próprio para sua empresa ou organização

Uma empresa que tem seu próprio e-mail sempre transmite mais credibilidade para sua organização. Só que antes era preciso gastar uma pequena fortuna para ter um e-mail do tipo seu_nome@sua_empresa.com.br. Hoje você pode fazer isso até mesmo gratuitamente.

Para isso basta apenas registrar um domínio como o nome da sua empresa. Nem mesmo um site é necessário.

Você pode usar o Google Apps ou o Windows Live para ter um e-mail próprio para sua empresa. Embora você mesmo possa fazer a configuração de ambos, recomendamos utilizar os serviços da HHcpar para configurar o Google Apps ou o Windows Live. Foi ela que fez essa configuração para o site Guia do Empresário, a um preço bem em conta e rápido.

Programa grátis de E-mail marketing

Todos nós já recebemos e-mails de propaganda. E só recebemos por que eles funcionam, realmente levam as empresas a vender. Esses e-mail com propaganda são chamados de e-mail marketing. Como sempre, existem boas soluções pagas mas também ótimas gratuitas.

Uma dessas ótimas soluções gratuitas para e-mail marketing é o PHPList que pode ser instlado em seu próprio site ou então hospedado no site da própria empresa. Se for no seu próprio site, é de graça e não existem limites para o números de e-mails que você pode enviar. Se for hospedado no site da empresa,a versão gratuita tem um limite de 300 e-mail por mês. Quantidades acima disso pagam

Você não precisa do Microsoft Money para gerenciar suas contas: use o GnuCash

Já se foi o tempo em que o Microsoft Money era “o software de gerenciamento financeiro”. Hoje existem excelentes soluções Open Source e uma delas é o GnuCash, que é poderoso e flexível,permitindo-lhe controlar contas bancárias, ações, renda e despesas. Tão rápido e intuitivo de usar como um cadastro de cheques, baseia-se em princípios da contabilidade com livros e relatórios exatos. Os dados podem ser importados de programas como o Microsoft Money e Quicken, e também podem ser exportados para planilhas, como o Microsoft Excel.

A fonte de ótimos softwares gratuitos

Existem centenas de outros softwares gratuitos que podem trazer grandes benefícios a uma empresa. Não dá para falar sobre todos eles aqui nesse artigo. Mas um excelente local para você encontrá-los é o SourgeForge, um gigantesco repositário de software open source para download.

Muitos dos programas que vemos em sites como Baixaki na verdade são originários do SourceForge.

1 comentário em “Excelentes programas grátis e open source para sua empresa”

  1. Fala meu querido.
    Bom, só para completar algo sobre esse sistema.
    O Ubuntu (O amigo escreveu errado, mas não vamos brigar por causa de um “o” não é mesmo?) é uma distribuição Linux derivada do debian, ótimo, diga-se de passagem. Hoje com a versão 11.10 tem um ambiente gráfico muito bonito, sua forma de detectar o hardware também é uma maravilha, facilitando muito nosso trabalho. Vale a pena experimentar. Mas por que achei legal fazer este comentário? Simples. Ubuntu tem um significado,não é simplesmente o nome dado a um sistema operacional (uma distribuição como chamamos), tem um significado que estou postando logo abaixo:
    Ubuntu é uma ética ou ideologia da África (de toda a África, em particular a palavra é de origem Bantu. É uma filosofia Africana que existe em vários países de África) que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto; na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito tradicional africano.
    Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser “humanidade para com os outros”. Uma outra tradução poderia ser “a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade”e ainda “Sou o que sou pelo que nós somos”.

    Espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre essa distribuição Linux. Grande abraço a todos.
    Que Jesus os abençoe.

    **Fonte da informação sobre o Ubuntu, wikipedia.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.