Hospedagem de sites – como escolher a sua

Para quem está começando a criar um site, uma das decisões inevitáveis a serem tomadas é sobre a hospedagem do site, aonde ficarão armazenadas as páginas que serão exibidas aos visitantes. Existem diversas opções para isso, desde a hospedagem grátis até um datacenter. No entanto, para quem está começando um site agora a melhor solução costuma ser uma hospedagem compartilhada e a medida que o número de visitantes cresce a migração para um um outro tipo de hospedagem.

Abaixo daremos algumas dicas do que você deve levar em conta ao escolher a hospedagem de site adequada.

Estabilidade da hospedagem de site

Um servidor de hospedagem instável, ora lento ora fora do ar causa grandes problemas para o seu site. O primeiro deles é a perda de visitantes que podem acabar escolhendo o site do seu concorrente que responda em tempo hábil.

O outro problema é sobre como os mecanismos de busca irão indexar seu site. Se você quer que seu site apareça nas pesquisas do Google sem ter de pagar pela propaganda no Google Adwords precisa ter em conta que eles ao encontrar dificuldades para navegar nas páginas do seu site, poderão qualificá-lo negativamente. Por exemplo: caso sua empresa apareça bem nas pesquisas do Google, mas ao solicitar sua página, o usuário encontra problemas e imediatamente retorna aos resultados, seu site sofre uma avaliação negativa – essa é a chamada taxa de rejeição.

Escolha uma hospedagem de site profissional, que garanta um uptime superior a 99.5% (tempo que o servidor de hospedagem está no ar).

Aconselho duas empresas de hospedagem de site no Brasil e uma no exterior, se você não tem problemas com inglês – embora elas não sejam as mais baratas que existem tem uma ótima confiabilidade.

 

Suporte técnico da hospedagem de site

Procure uma empresa de hospedagem que forneça suporte 24×7.  Avalie os mesmos, seja perguntando ou calculando o tempo de resposta de um e-mail e de um atendimento online, ou mesmo ligando para o suporte no final de semana ou de madrugada e certifique que existam técnicos que possam resolver problemas.

Você não vai querer que seu site saia do ar as 20:00 e só volte a funcionar as 9:00 do dia seguinte…

 

Transferência mensal, limite de banda ou bandwidth da hospedagem de site

Um site que está começando, com um número pequeno de acessos, usa pouco transferência mensal. No entanto, com o tempo você irá receber mais visitantes e se fizer campanhas de marketing também poderá utilizar uma considerável transferência mensal de dados. Se ao contratar a hospedagem de site tiver escolhido uma hospedagem  com um limite mensal de transferência, o volume de dados que superar esse limite terá de ser pago adicionalmente, o que pode representar um custo alto, ou então seu site ficará fora do ar quando atingí-lo, o que é pior ainda.

Dê preferência a uma hospedagem com transferência ilimitada de dados. Evite as empresas que são nada mais do que revenda de hospedagem pois todas elas trabalham com um limite de transferência mensal.

 

Espaço em disco para a hospedagem

Sites começam pequenos… mas é imprevisível o tamanho que podem chegar no futuro caso você passe a concentrar uma parcela considerável do seu marketing neles.

Portanto, procure uma hospedagem de site com espaço ilimitado em disco. Mais uma vez evite as empresas de revenda de hospedagem pois todas elas tem espaço limitado em disco.

 

Endereços de e-mail na hospedagem de site – não se importe muito com isso

Agora que você vai criar o site nada mais correto, em termos de propaganda e marketing do que ter um endereço de e-mail do tipo seu_nome@seu_site.

No entanto, muitas empresas de hospedagem de site oferecem planos com poucas contas de e-mail e espaço de armazenamento muito limitado. Isso seria um fator a se levar em conta na hospedagem de site se não existisse uma alternativa grátis muito superior em termos de confiabilidade, recursos e espaço de armazenamento de e-mail, o Google Apps.

Utilize o Google Apps como solução de e-mail para sua empresas e não a opção oferecida pela empresa de hospedagem.

 

Estatísticas da hospedagem

Você só pode melhorar o que pode medir…

Portanto as estatísticas de acesso ao seu site são essenciais para avaliar a navegação, número de visitas, taxa de retorno, medir diversas ações, assuntos mais procurados etc.

Quase todas as empresas de hospedagem de sites oferecem algum tipo de estatística. Mas existem opções gratuitas muito melhores como o Google Analytics, que oferece estatísticas e relatórios muito mais completos.

Não leve as estatísticas que uma empresa de hospedagem oferece como um fator decisivo para sua escolha pois existem soluções gratuitas e melhores.

 

Seu site vai crescer e a hospedagem precisa acompanhar

Imagine que seu site vai crescer muito nos próximos 2 anos. Além do site você terá uma loja virtual

Você talvez vá precisar de um servidor dedicado de hospedagem (dedicated server) ou até mesmo passar seu site para um data center.

Será que sua hospedagem de site terá estrutura para acompanhar seu crescimento ? Ou você terá de migrar seu site para uma outra empresa de hospedagem, um processo que nem sempre é fácil de ser feito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.