Inteligência de marketing: usando o Alertas do Google de forma eficiente e grátis

A grande maioria dos livros que lemos sobre marketing são voltados para pessoas que ambicionam trabalhar em grandes e médias empresas. Com certeza o marketing é muito importante para elas. Mas o marketing é ainda mais importante para as micro e pequenas empresas e profissionais liberais como advogados, dentistas, etc., em que pode fazer uma enorme diferença realizar um planejamento estratégico e de marketing adequado e implementá-los.

Antes do advento da Internet muitos ferramentas de marketing só estavam acessíveis às grandes empresas com enormes orçamentos de marketing devido ao custo delas. Era o caso, por exemplo, da Inteligência de marketing, que dependendo dos objetivos da empresa, poderia necessitar de uma grande quantidade de funcionários para coletar e analisar informações disponíveis sobre concorrentes, eventos, legislação, etc.

Embora a parte de análise de informações ainda dependa de pessoas, hoje a coleta de informações para a inteligência de marketing pode ser automatizada com o uso de ferramentas gratuitas como o Alerta do Google (Google Alerts, em inglês).

Por menor que seja a empresa (para nossos fins vamos considerar o profissional liberal como uma micro-empresa) para fazer um planejamento de marketing adequado ela precisará coletar informações sobre o ambiente que atua. Para as grandes organizações com orçamentos suficientes, ela pode contratar funcionários ou empresas especializadas para fazer a coleta de informações sobre tudo o que é publicado sobre ela na mídia (jornais, revistas, Internet, etc), coletar informações disponíveis sobre concorrentes, legislação, etc.

Para as empresas que não tem tanto dinheiro disponível elas podem usar ferramentas gratuitas para fazer essa coleta de informações para sua inteligência de marketing. O interessante é que muitas dessas ferramentas gratuitas também são usas pelas empresas que prestam o serviço de coleta de informações.

Vamos abordar como usar o Alerta do Google, uma ferramenta gratuita, para coletar informações para a inteligência de marketing de uma empresa.

Usando o Alerta do Google como ferramenta de inteligência de marketing

Pense em uma palavra, conjunto de palavras, ou frases que você queira saber cada vez que é publicado alguma coisa que a contém na Internet, seja em sites de jornais, blogs, etc. Você poderia pesquisar por elas no Google a um intervalo de tempo definido, ou então configurar um alerta do Google que retornaria periodicamente para o seu e-mail tudo o que o Google encontrou recentemente sobre aquelas palavras ou termos na Internet.

Por exemplo vamos dizer que sou um personal trainer e preciso saber as novidades do mercado a respeito de suplementos alimentares. Com o Alertas do Google é simples: forneço as palavras ou frases que quero obter informações, selecione o tipo de resultado (todos os resultados ou melhores resultados),a frequência com quero receber tais informações (uma vez por semana, diária, assim que disponível) e o e-mail ou feed onde recebei os resultados.

A inteligência de marketing pode ter o custo muito reduzido usando ferramentas gratuitas como o Alertas do Google

A partir do dia que configurei esses alertas, no dia inicial e a cada semana subsequente, de acordo com o dia, receberei tais alertas com todas as informações novas que foram publicadas e indexadas pelo Google na Internet com esses termos.

E sem gastar para ter informações para minha inteligência de marketing !

 

Melhorando a produtividade usando o Alertas do Google para a inteligência de marketing

O Alertas do Google coleta as informações gratuitamente para você mais, ainda, não as analisa. Dependendo do volume de informações que você queira monitorar para sua inteligência de marketing, você pode ter uma sobrecarga de informações.

A dica para evitar isso é configurar os alertas ao longo dos dias da semana pois o Google sempre enviará um e-mail sobre eles nesse mesmos dias. Por exemplo, ao invés de configurar 50 alertas no mesmo dia da semana, configure 10 por dia. Dessa forma na segunda você receberá 10 alertas e terá tempo de analisá-los, na terça receberá outros 10 diferentes, etc..

O que é necessário para configurar um alerta do Google

Para configurar alertas do Google e usá-los como ferramentas de inteligência de marketing você precisa apenas ter uma conta do Google que é grátis. Sequer precisa de um e-mail do Gmail para isso. Entretanto, dependendo da quantidade de alertas que você quer receber talvez seja interessante ter outro endereço de e-mail para não entupir sua caixa postal.

Já com uma conta do Google e logado nela, basta ir em Configurações que apareça na parte superior direita da tela e clicar na opção "Configurações da Conta do Google"

Como configurar o alertas do Google para usá-los como ferramenta de inteligência de marketing

Em seguida clicar em "Gerenciar" ou "Criar" (se você não tiver alertas configurados antes). A posição em que o Alertas aparece muda de tempos em tempos. Se não o encontrar, não se preocupe que ela não sumiu – apenas está em posição diferente.

Configurando o alertas do Google para usar como ferramenta de inteligência de marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.