Para a micro empresa, com recursos limitados, tanto financeiros quanto humanos, o uso da Internet assume importância crucial. Esta oferece, a preços baixos e alta velocidade, acesso tanto à tecnologia da informação como a seu uso competitivo, além de perrmtir que pequenas empresas entrem no mercado global, área tradicional de domínio das grandes corporações, únicas capazes, até o aparecimento da Internet de enfrentar os pesados custos do estabelecimento de uma rede de trocas internacionais.
É necessário, no entanto, que o uso estratégico da Internet esteja previsto nas ações estratégicas da micro empresa. Ou eja, a empresa deve decidir e se preparar para usar a Internet em seu negócio como uma ferramenta estratégica para:
- Prospecção de clientes e propaganda;
- Envolvimento com grupos especializados para troca de conhecimento e informações tecnológicas;
- Pesquisa e desenvolvimento de idéias e oportunidades;
- Comunicações eficientes;
- Conexão sob demanda com clientes e fornecedores;
- Alcance geográfico, acesso geral.
Crescimento do Internet no Brasil e no mundo
A Internet é uma Grande Rede de computadores conectados em escala mundia. O crescimento dessa nova mídia vem sendo vertiginoso. São construídos sites, ou seja, publicidade digital, num volume de crescimento de l .000% a cada ano.
Os dados abaixo mostram o tempo ern anos que diferentes mídias levaram para atingir 50 milhões de usuários nos EUA.
- Rádio – 38 anos;
- TV – 13 anos;
- TV a cabo – 10 anos;
- Internet – 5 anos
Como a internet pode agregar valor para as micro empresas?
Através da Internet consumidores tem acesso a uma enorme quantidade de novos mercados, agilidade nas compras e a possibilidade de testar produtos e serviços personalizados antes de comprar. E ferramenta extraordinária para:
- Pesquisa de mercado: a Internet é uma mídia com capacidade de comunicação de massa e comunicação interpessoal, ou seja, atinge um grande público e, ao mesmo tempo, consegue avaliar o retorno das mensagens junto aos usuários;
- Treinamento e capacitação dos funcionários;
- Fornecimento de informações precisas sobre os produtos disponíveis no site e que despertam o interesse de compra;
- Obtenção de resposta ern menor tempo para atender os clientes;
- Conhecimento do perfil do consumidor através de pesquisas de preferências feitas no site pela própria Internet, com isso podendo personalizar seus produtos, bem como o atendimento ao cliente;
- Eliminação de papel (redução da mala-direta);
- Redução de custos — estudos têm mostrado que o custo do marketing eletrônico pode ser 25% menor, comparado ao marketing tradicional, para o mesmo resultado em vendas;
- Tomada de decisões de compra;
- Obtenção de uma base de dados para marketing;
- Fortalecimento da marca e da imagem da empresa.
A importância da Internet como um catalisador de negócios é consenso geral entre a maioria das empresas do Brasil e do mundo. Para entrar e atuar nessa nova mídia é necessário, porém, definir os objetivos que se quer atingir, conhecer o público-alvo, construir um site bem estruturado e constantemente atualizado e manter o que foi prometido ao consumidor.
A previsão de vários institutos de pesquisa no mundo inteiro chega a uma conclusão comum: a expansão acelerada do comércio e dos negócios através da Internet é inevitável. A Internet chegou ao mundo comercial para ficar, e quem não atentar para isso vai perder em competitividade, terá uma visão muito limitada do seu mercado e uma expansão comercial aquém do que poderia conseguir.
O sucesso na utilização da Internet passa por dois pontos. Primeiro, a percepção de que o potencial comercial da Internet ultrapassa a realização de vendas on-line. Segundo, o conhecimento de que o comércio eletrônico funciona diferentemente do tradicional, sendo, portanto, necessário o domínio do meio eletrônico.