O uso de cartão de crédito já tem algumas décadas, mas só há poucos anos tornou-se acessível para o pequeno comerciante, vendedor ou prestador de serviços aceitar cartões de crédito e débito. Antes era necessário ter uma pessoa jurídica, pagar um aluguel mensal nada barato e taxas “salgadas” sobre as vendas para ter uma máquina de cartão.
Para piorar, havia pouquíssima concorrência, pois, o setor de pagamentos era dominado por duas grandes empresas, a VisaNet (hoje Cielo), que só trabalhava com cartões Visa, e a Redecard (atual Rede) que só aceitava cartões Mastercard. Para aceitar cartões Cisa e Mastercard era necessário ter máquinas diferentes é é claro, pagar o aluguel delas que não era nada barato. Não havia a opção de comprar a máquina como hoje acontece.
Quem começou a abrir o mercado e dar acesso às máquinas de cartão para os milhões de pequenas empresas e pessoas físicas que faturariam mais aceitando cartão de crédito e débito mas não tinham como bancar os custos anteriores para operá-las foi a PagSeguro, com a sua “moderninha”.
A moderninha do PagSeguro foi um sucesso de marketing tão grande que as novas máquinas de cartão que eram vendidas e não mais alugadas passaram a ser conhecidas como “moderninhas” mesmo que fossem de outras empresas.

Parte desse sucesso deveu-se ao fato que o PagSeguro vendia as máquinas de cartão para o cliente ao invés de aluga-las. E a venda podia ser parcelada em 12 vezes sem juros resultando em um valor da parcela inferior ao do aluguel mensal das máquinas das três empresas tradicionais.
A concorrência reagiu, é claro. Hoje, qualquer pessoa física ou jurídica ou física, pode receber pagamento por cartão de crédito ou débito. Há tanta concorrência entre as empresas de maquininhas de cartão – em 2018 o número ultrapassou 50 delas – que é preciso estudar com atenção qual a máquina de cartão mais vantajosa antes de se decidir por uma. Algumas são melhores tecnicamente do que a Moderninha da PagSeguro. Outras cobram taxas mais baixas. Na verdade, é preciso saber como você usará a máquina de cartão e ver as taxas cobradas antes de se decidir por um modelo específico de umas várias empresas existentes.
E para ajudar você, pequeno empresário, vendedor, empreendedor ou prestador de serviços, a se decidir por uma máquina de cartão que fizemos esse estudo abrangente sobre o mercado.
A importância de usar uma máquina de cartão para vender
- Máquina de cartão: porque utilizá-las para vender;
- Máquina de cartão: não há desculpas para não mais utilizá-las;
Qual a melhor máquina de cartão
Taxas da máquina de cartão
- Taxas da moderninha e de outras máquinas de cartão e prazo de recebimento;
- Taxas da moderninha PagSeguro x Point Mini do Mercado Pago
- Como repassar a taxa do cartão para o consumidor dentro da lei;
- Chargeback ou estorno: como prevenir e evitar;
Máquina de cartão: os vários modelos existentes
- Point Mini, a maquininha do Mercado Pago;
- Cielo mobile: a solução para quem não tem maquininha
- Izettle, uma máquina de cartão cheia de recursos;
- Sum Up: entre as menores taxas e diversidade;
- SumUp Taxas: as mais vantajosas no crédito;
- Máquina PagSeguro vale a pena?
Desconto na compra da máquina de cartão