Os gurus de SEO foram espancados pelo Google, Yahoo e Bing

Até bem pouco tempo atrás os gurus do SEO eram os poderosos capazes de levar uma página a aparecer em primeiro lugar nos mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.

No Brasil nem tanto, mas nos Estados Unidos os Gurus de SEO cobravam centenas de dólares por uma hora de consultoria, enquanto seus computadores ficavam analisando palavras-chave, calculando algoritmos, terceirizavam o trabalho de escrever artigos para pessoas de outros países como a Índia, por exemplo, além de contratar outras para colocar links em sites de artigos, classificados e blogs para as páginas que desejavam que aparecessem nas primeiras posições do  Google.

Na verdade aparentemente era exatamente isso que era necessário para ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

No entanto hoje o quadro parece bem diferente. Os mesmos Gurus de SEO, que eram as estrelas da Internet até bem pouco tempo atrás, parecem estar desorientados sem saber o que fazer.

E por um motivo simples: essas táticas de SEO agora são consideradas spam e os mecanismos de busca diminuem a colocação de sites por causa delas.

Os sites de relacionamento e as mídias sociais com força no SEO atual

Os sites de relacionamento e a mídia social começaram a despontar com força há quatro anos atrás. Orkut, Facebook, Twitter ganham cada vez mais força. Antes uma desculpa comum para comprar um computador no Brasil era para “fazer pesquisa para o colégio e a faculdade”. Hoje não surpreende a ninguém escutar que é para acessar o “Orkut”. Ontem mesmo um conhecido meu me ligou perguntando se um determinado netbook era rápido o suficiente para acessar o Orkut: se fosse compraria, e pelo que sei agora, já comprou…

Não demorou muito para o Google, Yahoo e Bing perceberem que todo mundo estava procurando sites de relacionamento e a crescente quantidade de conteúdo criado pelos próprios usuários.

Todo esse conteúdo tem respostas e todos nós na verdade estamos sempre procurando por elas. É mais fácil confiar numa página escrita por alguém, em algum lugar ou no página do seu melhor amigo no Orkut?

Todos os mecanismos de pesquisa passaram então a privilegiar as páginas otimizadas para a mídia social. Um dia você estava bem posicionado com as antigas táticas de SEO, aparecendo para uma determinada palavra-chave; no outro dia nem na primeira página do Google você está mais. Por que isso? Muito SEO e pouco SMO (em português, otimização para mídia social).

Hoje o SEO e SMO precisam andar juntos. Um Guru de SEO não deve usar apenas as táticas de antigamente para estar no topo do rank sem integrar mídia social.

Para mostrar como o SEO hoje, sem integração com a mídia social, perdeu força, vou dar exemplo de dois sites com os quais trabalho: o Portal da Refrigeração e Ar Condicionado e o Saúde & Força

 

O Portal da Refrigeração e Ar Condicionado e a integração com a mídia social

Desde o início, em 2008, o Portal da Refrigeração e Ar Condicionado tinha uma comunidade do Ning integrada a ele. Posteriormente foi acrescentado o gadegt Google Friend Conect. Além disso ele tem um fórum ativo para que as pessoas coloquem e respondam dúvidas sobre ar condicionado e refrigeração.

O resultado da integração acima com a mídia social é que o Portal da Refrigeração e Ar Condicionado sempre esteve no topo do ranking para a palavra refrigeração (em geral é o primeiro colocado) e muito bem posicionado para a palavra ar condicionado.

 

O Saúde e Força e a falta de integração com as mídias sociais

Datado também de 2008, o Saúde e Força não surgiu com a idéia de integração com mídias sociais. A realidade é que nunca esteve tão bem colocado quanto o Portal da Refrigeração para qualquer palavra-chave, mesmo tendo um volume bem razoável de visitas.

Usava técnicas de SEO como também o Portal da Refrigeração e Ar Condicionado, a mesma frequência de atualização de conteúdo, etc. A única diferença entre eles realmente era a integração com mídias sociais

E aí os mecanismos de pesquisa passaram a valorizar mais sites com integração com a mídia social. veja o que aconteceu com as visitas no gráfico abaixo, do período de junho a julho desse ano:

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Até por volta do dia 12 de julho as técnicas antigas de SEO funcionavam. Depois os mecanismos de pesquisa (marcadamente o Google) fizeram uma alteração no modo como classificavam os sites e o Saúde e Força ficou quase sem visitantes no espaço de um mês (12 de junho a 14 de julho).

Nesse período com pouquíssimas visitas foram feitas grandes alterações no Saúde e Força com o objetivo de integrá-lo com as mídias sociais.

E o resultado, é que quase por mágica a partir de 14 de julho as visitas subiram para níveis ainda maiores do que os anteriores ao Google ter mudando a forma de classificar sites.

 

A realidade do SEO hoje: cuidado com quem promete boa classificação… mais do que nunca

Até hoje existe um mito que a fórmula da Coca-Cola é secreta. É óbvio que a Coca-Cola não vai sair divulgando ela por aí mas com alguns equipamentos nem tão caros assim é facílimo descobrir. Ninguém faz um refrigerante igual não é por não saber a fórmula e sim devido ao processo legal que a Coca-Cola vai mover e irá ganhar.

Segredo mesmo (e muito bem guardado) são as mais de 100 variáveis que o Google leva em consideração ao classificar um site. Nenhum Guru de SEO sabe tal algoritmo e por base da leitura do blog do Google Webmaster e também da tentativa e erro foram descobrindo o que parece funcionar para classificar um site.

OU seja SEO era um processo de tentativa e erro e não um modelo científico. Era e continua sendo.

E com as mudanças na forma de classificação de site, como uma maior valorização dos sites ligados a mídia sociais todos os Gurus de SEO voltaram ao início de suas tentativas (e erros) para ver o que parece funcionar dar um bom posicionamento a um site.

Ou seja, se você está pensando em contratar um Guru de Seo, um especialista em SEO ou xamã em SEO tenha em mente que na verdade você está apenas pagando a alguém para tentar descobrir com base na tentativa e erro o que pode ou não dar certo.

É possível que você faça, ao menos no momento, melhor uso para seu dinheiro deixando-o guardado e gaste alguns minutos por dia lendo o blog do Google Webmaster. E estará em boa companhia – todos os especialistas em SEO estão fazendo a mesma coisa, desesperados, no mundo inteiro…

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