A utilização do Plano de Negócios é algo ainda incipiente no Brasil. Poucos empreendedores e empresas trabalham com essa metodologia. Na Europa e principalmente no Canadá e Estados Unidos, é uma ferramenta usual, habitualmente utilizada por empreendedores novos e antigos.
Como surgiu e por quê do plano de negócios
O Plano de Negócios é uma linguagem para descrever de forma completa o que é ou o que pretende ser uma empresa. A mesma pergunta:”O que é a sua empresa?”, induzia a diferentes respostas, dependendo de quem a dava: um banco, um fornecedor, um cliente, um grande distribuidor, um sócio em potencial, um investidor, etc. O distribuidor queria saber sobre a qualidade do seu produto e sua capacidade de produção; o fornecedor sobre sua tradição e capacidade em honrar dívidas; um sócio queria saber sobre o futuro do negócio; mas o investidor, seja banco, seja capitalista de risco, quer saber sempre sobre tudo o que se relacione com a empresa, em seu conjunto. Passado, presente, futuro, qual é a competência de quem a dirige, qual é o potencial de mercado, a lucratividade, etc. Surgiu então um documento completo, o Plano de Negócios, que dá todas as respostas sobre a empresa.
Mas o principal usuário do Plano de é o próprio empreendedor, que está diante deuma ferramenta que o faz mergulhar proundamente na análise de seu negócio, diminuindo sua taxa de risco e subsidiando suas decisões, que podem até ser de não abrir uma empresa, ou de não lançar um novo produto.
Mas o que é, em detalhes, um Plano de Negócios
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É uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: aonde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos;
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Descreve um negócio: os motivos da existência da oportunidade de negócio, como o empreendedor pretende agarrá-la e como gerenciar os recursos para aproveitá-la;
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É mais um processo do que um produto. É dinâmico, vivo, e deve ser sempre atualizado;
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Não deve ser confundido com a empresa. Não é o negócio, mas a sua descrição. O Plano de Negócios pode indicar que o empeendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode dar evidências de que o empreendimento é irreal, que existem obstáculos jurídicos ou legais intransponíveis, que os riscos são incontroláveis ou que a rentabilidade é aleatória ou insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa ou do novo negócio. Pode sugerir também que o empreendimento deva ser adiado.
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É um instrumento de negociação interna e externa para administrar a interdependência com sócios, empregados, financiadores, incubadoras, clientes, fornecedores, bancos, etc.;
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E um instrumento para a obtenção de financiamentos, empréstimos, de persuasão de novos sócios, de controle interno, de integração da equipe e envolvimento dos empregados e colaboradores.
Porque fazer o Plano de Negócios
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A taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada nos três anos seguintes à sua criação: cerca de 90% no Brasil. As causas podem ser atribuídas, em grande parte, ao lançamento prematuro do novo produto ou serviço;
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Alguns empreendedores são, sem dúvida, bons técnicos, mas, dentre eles, alguns não conhecem bem o mercado, a gestão financeira ou administrativa, as leis ou o ambiente sócio-econômico. Para elaborar o Plano de Negócios, exigem-se conhecimentos sobre o setor do negócio e o contexto mercadológico, bem como percepção gerencial e habilidade em lidar com assuntos técnicos e legais, em diversas áreas, e em vencer barreiras no relacionamento interpessoal. Para a elaboração do Plano de Negócios é necessário que as idéias estejam claras e que todos os envolvidos estejam de acordo.
Quais são os “clientes” do Plano de Negócios?
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O próprio empreendedor;
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Sócios e empregados;
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Sócios em potencial;
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Parceiros em potencial (distribuidores, representantes);
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Ó rgãos governamentais de financiamento, bancos, capitalistas de risco (para obtenção de recursos de qualquer fonte);
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Grandes clientes atacadistas, distribuidores;
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Franqueados
Olá!
Gostei do conteúdo do site e gostaria de saber os dados para adicionar em meu projeto de TCC.
Seria possível?!
Aguardo!