Quer segurança online? Use o Tor, o mesmo do Wikileaks

As informações divulgadas pelo site Wikileaks estão deixando as autoridades dos Estados Unidos atônitas – nunca foi tão desmascarada a “diplomacia” americana e suas verdadeiras opiniões sobre outros países.

Investigações estão sendo feitas pelo FBI e também pela CIA para apurar quem é o responsável pelo vazamento dessas informações ultra-secretas. E muito provavelmente tais investigações não darão em nada: o anonimato de quem  divulgou tais informações é quase absoluta porque o Wikileaks usa um sistema de segurança online desenvolvido pelo próprio governo americano,  o Tor.

O Tor foi um sistema desenvolvido pelo governo americano para permitir que pessoas de outros países divulgassem informações sensíveis de seus países sem correrem o risco de serem identificadas e provavelmente presas, torturadas e mortas. É um sistema que pode ser baixado gratuitamente da internet e evita que seja identificada a localização da pessoa, hábitos na internet, funciona com o FireFox, protege também conversas através do Messenger e Google Talk  e tem versões para Windows, Mac, Linux e Android.

 

O Tor garante segurança online (vários testes independentes já comprovaram isso) e por ser gratuito foi a escolha feita pelo Wikileaks para permitir que seus colaboradores lhe encaminhassem arquivos ultra-secretos pela internet sem serem identificados.

Nas empresas o Tor também pode ser usado para garantir a segurança online de dados sensíveis contra invasores de redes. Também pode ser usado para substituir as VPNs, que revelam a quantidade de dados e o tempo gasto na comunicação online.

Com o Tor a empresa pode navegar pelo site dos concorrentes sem deixar informações do endereço IP e muito mais

Como o Tor funciona para garantir a segurança online?

O cliente Tor instalado em seu computador obtém uma lista de outros computadores através de um servidor Tor

Tor, garantindo a segurança online

A partir daí o Tor envia a informação a através de uma rede de diferentes computadores, com conexões criptografadas, até o computador de destino.

Tor, garantindo a segurança online

Para cada conexão diferente feita pelo Tor, uma nova rede composta de diferentes computadores é selecionada de modo a garantir a segurança online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.