SEO e Google Analytics: diferencial para a pequena empresa

Quando falamos em Internet no Brasil, a única certeza que podemos ter é que ela vai crescer e muito. Se as pequenas e médias empresas estiverem bem posicionadas, irão aproveitar o crescimento da Internet para crescerem juntas. E para isso existem grandes chances no campo de SEO onde até mesmo as grandes empresas, com altos orçamentos de publicidade e marketing, pecam por aqui.

Uma pesquisa feita pela Fasthosts, provedora de hospedagem de sites em Londrina, revela que 41% das empresas com sites na internet não investe em SEO (otimização para mecanismos de busca) para melhorar seu posicionamento em pesquisas feitas em mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Embora o que leva uma página de um site a aparecer na primeira página da pesquisa do Google seja um algoritmo onde estejam envolvidas mais de 200 variáveis e não seja revelado por ele, o próprio Google dá algumas dicas de como melhorar a sua classificação. Mesmo assim, como vimos, 41% das empresas não seguem essas dicas e o percentual entre as pequenas e médias deve ser bem maior.

Existem várias excelentes ferramentas gratuitas para ajudar o trabalho de SEO; no entanto, são raros os profissionais que sabem usá-las e extrair informações úteis das métricas que elas fornecem. Um exemplo é o Google Analytics que bem utilizado pode fornecer inúmeras informações para o trabalho de SEO.

A pequena e média empresa aprendendo a usar o Google Analytics e usando as informações dele para o trabalho de SEO pode contar com um importante diferencial competitivo.

O Google Analytics e o SEO

O Google Analytics é o resultado da compra pelo Google da Urchin em 2005, uma empresa que oferecia serviço de análises de dados de sites da Internet ao custo de US$ 200 por mês. O Google comprou essa empresa e passou a oferecer de graça esses mesmos serviços.

Sendo de graça, um grande quantidade de webmasters começou a utilizar esse serviço. No entanto poucos sabem realmente como aproveitar todas as informações possíveis de serem extraídas do Google Analytics e alavancarem a estratégia de internet de suas empresas através do SEO.

Utilizando o Google Analytics você pode configurar uma série de relatórios, alertas automáticos sobre alterações de padrões, identificar as fontes de tráfego e comportamento delas para um site, acompanhar o retorno da sua loja online, ver quais palavras-chaves levam visitantes aos seus sites, quais as páginas mais acessadas e mais, muito mais.

Veja o vídeo abaixo para entender um pouco mais do potencial do Google Analytics.

Usando o Google Analytics no trabalho de SEO na pequena e média empresa

 

Uma realidade no Brasil é que existem poucas pessoas ou empresas habilitadas a usar o Google Analytics e a implementar estratégias de SEO através das informações extraídas dele.

As pequenas e médias empresas terão que fazer muito do trabalho de SEO por conta própria mas felizmente há maior parte dele é fácil de ser realizada e pode ser feita internamente nas próprias páginas do site.

Existem alguns livros que podem ajudar, sempre traduções de inglês:

captured_Image.png Web Analytic
captured_Image.png[5] Google Analytics
captured_Image.png[7] Web Analytics for Du mmies
captured_Image.png[9] SEO: otimização para mecanismos de busca
captured_Image.png[11] SEO Otimização de Sites

Dentre as empresas que conhecemos, especializadas em implantação de Google Analytics e Google Adwords para pequenas empresas indicamos a HHCpar, que já fez alguns trabalhos para nós a um preço bastante em conta, considerando as outras alternativas.

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