SEO, otimização de sites, é fácil com o WordPress

O SEO, otimização de sites para mecanismos de busca como o Google, vem crescendo rapidamente no Brasil mas ainda está muito atrás do que se observa nos Estados Unidos. Até mesmo pela quantidade de sites que existem lá contra aqui, torna-se fundamental destacar-se da multidão e estar na primeira página do Google. E aí o SEO tem um papel fundamental.

Apenas a título de esclarecimento, existe duas otimizações que podem ser feitas em um site: as chamadas in-page (na página) e as off-page (fora da página). Aqui apenas olharemos a otimização off-page e como você pode melhorar muito seus esforços de SEO utilizando o WordPress e um lado fantástico dele, os plugins disponíveis gratuitamente.

Quando falamos em otimização off-page tenha sempre em mente duas coisas: o texto âncora que aponta para um determinado endereço e quantidade de links para esse mesmo endereço.

SEO – textos âncora

O texto âncora nada mais é do que um link com uma descrição apontando para um determinada página. Exatamente algo do tipo:

O texto âncora em um link - Fonte mestreseo.com.br

O texto descritivo é chamado também de texto âncora e esta descrição é quem faz um site posicionar-se bem para uma determinada palavra-chave, sendo que a página em si (ou domínio) pode sequer possuir informação sobre determinada palavra-chave.

Um exemplo do pode do texto âncora são as palavras “click here”. Digite-as no Google e você verá páginas da Adobe para baixar o Acrobat Reader. Se você se lembrar quase todas as páginas em inglês que contém documentos em pdf tem um link “click here” para uma página de download do Acrobat.

Muitas vezes webmasters se combinam para criar textos âncoras depreciativos para alguma empresa ou instituição. Um exemplo recente é que ao procurarmos pela palavra “centenada” ou “cemtenada” vamos encontrar vários resultados na primeira página do Google referentes ao Corinthians.

Então ao criar um link sempre procure destacar a palavra mais valorizada referente ao assunto em pauta; nada de usar imagens ou “clique aqui” para links…

 

SEO – quantidade de links para um mesmo endereço

Tão ou mais importante do que um determinado texto âncora apontando para uma página é a quantidade de links que apontam para ela.

O Google, o mecanismo de busca mais importante em termos de SEO devido a quantidade de consultas diárias, surgiu usando uma estratégia revolucionária de classificar a importância de uma página pela quantidade de links que apontam para ela. Se alguém cria um link para uma determinada página, ela deve ser importante. Quanto mais links, mais importante ela é. Diz-se que os fundadores do Google chegaram a essa fórmula (algoritmo) para classificar uma página ao procurar, na época antes da existência do Google, no Altavista, o maior mecanismo de buscas daqueles tempos, a palavra Altavista – não havia nenhum resultado!

Hoje o certo é que no algoritmo que classifica a importância de uma página e a posição que ela irá aparecer no resultado da busca houve uma diminuição da importância dos links apontandos, mesmo assim continua muito importante.

Principalmente nos Estados Unidos houve um frenesi no desenvolvimento de programas para gerar uma enorme quantidade de links para uma determinada página e com isso aumentar sua classificação pelo Google. Submissões automáticas a 500 ou mais sites que aceitavam a criação de links eram comuns. Com o tempo o Google percebeu essa manipulação e mudou seu algoritmo: hoje a quantidade de links continua importante mas ela não pode ser mais obtida da noite para o dia como esses programas faziam – precisa ser gradual.

Dado os tempos atuais, em que cada vez mais se usam redes sociais, a criação de links nelas, com textos âncora relevantes torna-se uma excelente estratégia de SEO. E nesse aspecto o WordPress facilita muito o processo.

O WordPress e criação de links em redes sociais

O WordPress não é apenas um plataforma de blog; hoje em dia é muito mais, capaz de desenvolver qualquer tipo de site com todos os recursos da web 2.0. E uma das características fantásticas do WordPress são os seu plugins, pequenos scripts que podem ser incorporados aumentados sua funcionalidade.

Existem milhares de plugins – o que nos interessa especificamente são os capazes de criar links para uma determinada página em redes sociais. Dentre as nossas pesquisas um se destacou que é o ping.fm capaz de criar links automáticos para as seguintes redes sociais:

Criação de links em redes sociais é uma boa estratpégia de SEO

Antes de usá-lo é necessário criar contas de usuário em cada uma dessas redes e depois informar suas informações ao plugin e ao site dele www.ping.fm. Todo o resto do processo é automatizado. Aconselho apenas a não criar links para todas, apenas para algumas de modo a não “alarmar” o algoritmo de classificação da importância da página do Google. Traduzindo em números, umas 5 redes sociais.

Um das coisas importante a dizer é que esse plugin apenas ajuda o SEO mas o que é mesmo fundamental será a qualidade da sua página. Todos os demais links que ela tiver serão resultado da qualidade dela e e seu número terá um crescimento gradual a medida que novas pessoas acessarem e gostarem do conteúdo.

O pugin ping.fm utiliza o título da sua página como texto âncora – procure, então, valorizar nele as palavras mais importantes (palavras chave) do seu conteúdo nele.

Sucesso nos seus eforços de SEO com o WordPress !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.